quarta-feira, 10 de abril de 2013

dos manuais de engate a mulheres modernas

Nós gajas temos um problema com o engate moderno.
A igualdade de sexos veio lixar um bocado o esquema  a quem estava habituado a ter a papinha feita. Se no fundo até é bom podermos ser nós a tomar a iniciativa, às vezes é cansativo termos de ser nós a fazê-lo sempre - e, convenhamos, o orgulho nem sempre o permite (nem pode!)
Por exemplo: se pessoalmente até fazemos o esforço para não deixar a conversa morrer e o silêncio esquisito apoderar-se da mesa do café onde nos sentamos a encolher a barriga no vestido novo, no que toca a facebooks ou sms's a coisa é um bocado diferente. Isto funciona tanto para homens como para mulheres, obviamente, porque no fundo são tudo regras básicas (???) de engate (de alguém com cérebro retorcido que as começou a institucionalizar até serem obrigatórias e puníveis com solidão perpétua quando não cumpridas).
A principal diferença entre gajos e gajas é que nós continuamos a ser um bicho muito estranho e, pior ainda, gostamos disso. Por isso desenganem-se se pensam que eventualmente se torna mais fácil. Os meus pais são casados há 36 anos, são super felizes, e a minha mãe ainda faz a vida negra ao meu paizinho. É a lei da vida.

Por isso, para ajudar, vou só mencionar alguns pontos comuns:

- As gajas não gostam de começar conversa.  Se vocês estão online no chat do facebook e em 5minutos aquela gaja já alterou a foto de perfil, postou uma música de uma banda (que, coincidentemente, vocês adoram) e pôs like em dezenas de posts, gajos: ela só quer que digam o primeiro olá, ok?
- As gajas nunca vos vão dizer (pelo menos não nos primeiros dias/semanas/meses-até-se-sentirem-à-vontade-para-pelo-menos-conseguirem-fazer-chichi-de-porta-semi-cerrada-com-abafadores-de-som) o que querem. Isto porque a beleza (novamente, retorcida) da coisa é serem vocês a descobrir. E errarem. Para tentarem descobrir de novo. E acertarem. Quando uma gaja tem de dizer tim-tim por tim-tim o que quer e o que precisa, gajos, a coisa não está a correr bem pró vosso lado...
- As gajas mentem. Nas primeiras sms's que mandarem, elas vão sempre estar ocupadas para responder e vão sempre demorar no mínimo uns 10 minutos. Podem até não ouvir a vossa primeira chamada e só atenderem quando vocês tentarem de novo. E provavelmente a meio da conversa vão ter de ir tomar banho, quanto mais não seja para vos deixar com a imagem na cabeça delas seminuas enroladas numa toalha, ainda que elas continuem a ver a novela sentadas no sofá da sala.
- As gajas têm um coração mole. Pode haver excepções, mas raras são as gajas que não se derretem com tudo o que esteja em tamanho mini (seja um cachorrinho bebé ou um cupcake) ou que seja uma demonstração inesperada de carinho. Muito raramente vão ouvir uma gaja gozar com um homem que chora. Simplesmente porque é fofo. E inesperado. E raro. (Ou também pode ser mentira.)
- Por muito que seja cliché, todas as gajas gostam de ouvir dizer que estão bonitas. Ouvir dizer que somos bonitas é bom, mas ''estar'' bonita significa que vocês reconhecem o esforço na escolha do vestido e do tacão do sapato que combina com a pulseira que é da cor da sombra dos olhos. E isso só quer dizer que no fundo vocês gajos além de olharem para nós, também nos conseguem ver. E isso importa. Muito.
- As gajas são umas cabras (para os homens). A verdade é que uma mulher pensa em muito mais estratégias de engate do que um homem. O objectivo normalmente é comum - esqueçam o cliché de que os homens só querem sexo e a as mulheres procuram matrimónio - mas as mulheres gostam de ter o gostinho final de serem elas a deixá-los na mão. E a verdade é que grande parte das vezes conseguimos.
- As gajas não se odeiam todas umas às outras. Inevitavelmente há uma natureza mexeriqueira predominante no sexo feminino, mas nem sempre que elogiamos alguma fêmea lhe estamos a desejar a morte com ácido sulfúrico. As vezes podemos estar a ser genuinamente simpáticas. (Mas não se for com a vossa ex-namorada. Ou com a vizinha jeitosa do prédio em frente que lava o carro de calções e blusa de algodão sem soutien por baixo.)
- As gajas não são (todas) pudicas. Não é um motel que faz delas prostitutas, assim como também não é um anel no dedo que lhes garante que não têm a testa enfeitada. Chega daquele cliché de que uma namorada que se ama não é para fazer certo tipo de coisas, ok?
- Nem todas as gajas querem casar e ser mães no primeiro encontro. Há algumas que, por já terem procurado tanto sem encontrar, se mostram um bocado no precipício desespero, mas se não é o que procuram, não a façam perder mais tempo e deixem-na continuar a procurar à vontadinha dela. Há muito peixe no mar e muitas gajas que querem o mesmo que vocês, por isso deixem de engonhar, e sigaaaaa.
- As gajas nunca vão perceber porque é que os homens as acham complicadas. No fundo tentamos sempre simplificar ao máximo. O problema dos gajos é que sempre que uma mulher tenta falar com eles, inevitavelmente isso lhes vai complicar a vida. Por isso chega de dizer que nós somos complicadas, quando a maioria das vezes são os gajos que estão demasiado distraídos para perceber o que se passa - é assim tão difícil perceber que fizeram merda se ela não vos atende o telefone? - ou são demasiado trapalhões para lidar com as coisas que entretanto começaram a sentir - sim, se calhar se acordam a sorrir com uma sms, é porque até gostam um bocadiiiiiiinho dela. Falar é simplificar - o assunto é que pode ser complicado, capice?

Façam-se homenzinhos, dêem-nos espaço para jogar direitinho ao jogo do gato e do rato e tudo correrá bem. É sempre bom quando somos (um bocadinho) ignorados, e é isso que nos dá pica para sermos nós a provocar o outro. Não podemos é exagerar na dose e saber temperar bem o toma-lá-dá-cá. Por que, gajos: se deixarem de falar a uma gaja durante duas semanas, ela já vai ter chorado três Danúbios e/ou apagado o vosso número de telemóvel, e não, não ''está tudo bem'', por muito que ela diga que sim.
Porque outras coisas que as gajas não fazem é dar parte fraca - séculos e séculos de opressão já as fizeram passar demasiado por isso - e as gajas odeiam que se saiba que algo as magoou (portanto se alguma vos disse, é mesmo porque foi o seu último recurso).
No fundo, ainda que a maioria das coisas hoje em dia seja tão efémera, é sempre tão bom podermos olhar com um sorriso para um passado. Façam-no valer a pena.






Sem comentários:

Enviar um comentário